fbpx

Cultura Açoriana em Bombinhas

15 de junho de 2020 de admin
boidemamãobombinhas-1200x657.jpg

Conheça um pouco da nossa cultura e o nossos laços com o passado.

Entre 1748 e 1756, o povo da Ilha dos Açores veio ao litoral catarinense para iniciar uma nova vida com suas famílias. Fixaram-se em Bombinhas com seus costumes, que misturados com a cultura indígena, formou a tradição bombinense. 

Muitas das tradições de Bombinhas possuem as raízes açorianas, como as danças, gastronomia, música e artesanatos. Que tal conhecer um pouquinho dos legados que os açorianos trouxeram para nossa terra?

1. Gastronomia

A maioria dos pratos são compostos por frutos do mar, farinha de mandioca, milho e feijão. Entre as comidas típicas de Bombinhas estão o beiju, rosca de polvilho, pirão d’água com peixe frito, camarão à milanesa e tainha assada. Se você vier para Bombinhas, não deixe de experimentar os pratos típicos nos restaurantes da região. 

2. Engenhos de Farinha

O povo açoriano já utilizava em sua terra os engenhos de farinha de trigo, e ao chegar em Bombinhas adaptaram os engenhos de farinha, açúcar e café, e com a influência do povo indígena, aprenderam também a cultivar mandioca. Buscando uma nova vida, eles utilizaram os engenhos como renda única para as famílias. Hoje, ainda existem alguns engenhos de farinha ativos em Bombinhas, como o Engenho do Sertão, considerado um museu que busca manter a cultura açoriana viva. 

3. Danças

O Pau de Fitas e o Boi de Mamão são as principais danças deixadas como legado pelos açorianos. O Pau de Fitas é uma manifestação folclórica, dançada com pares que trançam e destrançam as fitas em torno do pau de fitas no ritmo da música. Já o Boi de Mamão é considerado uma espécie de brincadeira que envolve personagens, música e a dança em torno do tema de morte e ressurreição do boi. A brincadeira é formada por personagens como: boi, cabra, cavalinho, urubu, cachorro, bernúncia e o urso.

4. Música

O terno de reis é uma tradição composta por cantores e instrumentos de música. Através das cantarias, contam a história do nascimento de Jesus enquanto visitam as casas da comunidade. As apresentações acontecem no período de Natal ao Domingo de Epifania (celebração feita sempre no segundo domingo após o Natal, entre os dias 02 e 08 de janeiro). 

Confira um trecho de música apresentada no terno de reis:

“Porta aberta luz acesa

É sinal de alegria

Mande entrar os Santos Reis

Com sua nobre família”.

Fonte: bombinhas.sc.gov

5. Artesanatos

Antigamente as mulheres fabricavam utensílios como louças e objetos decorativos através do barro. Para manter viva a tradição, você ainda encontra em Bombinhas diversas barracas de artesanato com lindas lembrancinhas feitas de barro e com temas e personagens típicos da cultura regional. 

6. Costumes e brincadeiras

O Pão por Deus era uma brincadeira praticada pelos açorianos como prova de amizade para pessoas queridas da comunidade. As pessoas faziam corações de papel e enviavam para alguém que gostavam muito, e logo recebiam outro em troca. Haviam versos nestes corações, e muitas vezes eles acompanhavam um pedido de presente.

Confira um dos versos típicos:

“Lá vai meu coração

Com um passarinho preto e branco

Se não tiver outra coisa

Me manda um par de tamanco.”

Fonte: bombinhas.sc.gov

Também havia o Pasquim, um meio de comunicação oculto. As pessoas escreviam alguma fofoca envolvendo alguém da comunidade e enviavam por baixo das portas ou deixavam em lugares públicos para serem achados. 

Confira um trecho de Pasquim: 

“Em uma tarde sombria

Parece que vai chover

Resolvi pensar um pouco

E começar escrever

Preste muita atenção

Em tudo que vou dizer

A fulana é gente boa

É amiga de verdade

Gosto dela e não nego

É de muita sinceridade

Peço a deus sempre conserve

Esta nossa amizade

Já conheci muita gente

Que é cheia de lero lero

Deste tipo de pessoa

Sinceridade não espero

Pode ser amiga de outros

Esta amizade não quero.

Fonte: bombinhas.sc.gov

Estes são apenas alguns dos legados que os açorianos trouxeram para nossa comunidade. Aproveite nossas promoções de hospedagem, venha visitar Bombinhas e conheça mais da nossa rica tradição, com grande influência do povo açoriano. 

Comente pelo Facebook
Open chat
1
Olá. Tudo bom?
Como posso ajudar você hoje?